Por que escolher o crédito consignado?

 

 

Direto ao ponto

Dentre as modalidades de crédito, o consignado permanece sendo a melhor opção do mercado. Isso ocorre porque o consignado é mais barato e mais seguro para a instituição que a oferece, no entanto, por esse mesmo motivo o valor é descontado em folha de pagamento do cliente, ou seja, as parcelas são descontadas diretamente do salário ou da aposentadoria. Consequentemente isso faz com que uma parte da renda fique comprometida antes mesmo do dinheiro cair na conta.


O consignado está crescendo no mercado.

Essas características limitam o consignado apenas para quem possui salário ou aposentadoria. Para os trabalhadores informais e autônomos é recomendado recorrer pra outras modalidades. Talvez a melhor saída neste caso seria o crédito pessoal.

De acordo com o Banco Central, atualmente mais de 20% da renda das famílias brasileiras é usada apenas para pagar as parcelas de suas dívidas.  A modalidade de credito consignado é a que mais cresce. Em 2017 para 2018 obteve um aumento de 16%. Esse fator se dá justamente pelos seus pontos positivos em relação as demais modalidades.

 

Taxas de juros menores

Como o banco tem a garantia de recebimento, existe pouca burocracia na contratação. Isso é excelente!  A liberação do dinheiro na conta é rápida, claro, mas também por esse mesmo motivo deve-se ter cautela. De acordo com os economistas é recomendado que todas as suas dívidas não superem 20% do que você ganha.  Há exceções, como por exemplo no financiamento de um imóvel. Neste caso particular o limite para suas dívidas é de 30% atualmente.

Com taxas inferiores às das demais linhas de crédito do mercado, o consignado também pode ser útil em uma situação emergencial. Seja o conserto de um vazamento de água em casa ou no lazer em um feriadão, por exemplo. Embora seja um dinheiro fácil de emprestar o consignado não se encaixa para aqueles que desejam complementar a renda.

Prazos mais longos

As instituições costumam oferecer prazos de pagamentos mais longos nesta modalidade. Como resultado, algumas instituições oferecem até 120 meses para pagar. Uma outra vantagem é que o empréstimo consignado pode ser contratado por outras instituições além de bancos, que são especializadas somente nesse tipo de operação.

 

Sempre bom ter aquela atenção

Vale ressaltar que a contratação do empréstimo consignado por outro banco ou empresas especializadas, depende da existência de convênio entre a instituição e o órgão responsável pelo pagamento do benefício. Desta forma, quem faz o pagamento do benefício que o aposentado ou o pensionista está vinculado deve ser contatado para esclarecer quais instituições financeiras são conveniadas.

 

No entanto, vá com calma!

Muito antes de assinar qualquer contrato o segurado deve consultar a reputação da empresa. É interessante o interessado pesquisar no Procon, Banco Central, sites e certamente também nas redes sociais. Caso  houver reclamações de taxas abusivas ou até mesmo sobre golpes, pule fora e evite cair em ciladas

 

Referência Bibliográfica.

serasaconsumidor.com.br
https://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/consignados.asp
exame.abril.com.br/videos/seu-dinheiro/preciso-de-dinheiro-o-credito-consignado-e-a-melhor-opcao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *