Empresas e clientes. O mercado financeiro no final do ano.

Compras de Natal no comércio

Empresas, clientes e o mercado no final de ano. Como todos já sabem, o final de ano é uma das melhores datas para o comércio. As agências de viagens, lojas de vestuário, financeiras, prestadora de serviços, ou seja, praticamente todas modalidades de negócios conseguem alavancar significativamente suas vendas.

Já o consumidor final consegue adquirir produtos em excelentes promoções promovidas pela competição do mercado, antes, durante e até depois do período Natalino, por exemplo.

Empresários preparados

Quem está preparado consegue sugar o máximo de proveito desse período tão esperado. Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores para a revista EXAME, diz;

“Para qualquer empreendedor o planejamento é fundamental em qualquer época. Certamente, planejar o fim do ano é parte básica da sobrevivência. Independentemente do setor, a sazonalidade desse período tem forte impacto nos resultados”. Explica Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores”.

Uma simples ação de marketing ajuda bastante.

O SEBRAE estimula os empresários e principalmente os donos de pequenos negócios a entrarem no clima natalino. Essa prática, de acordo com o Sebrae, sempre traz resultados positivos ao Empregador. 

É possível observar que as ações de Natal e Réveillon online estão cada vez mais intensas em todas as mídias, com formatos e dimensões diferentes para cada rede social. 

blog.pr.sebrae.com.br recomenda brindes para clientes ou parceiros vip’s, mensagens virtuais e até ações sociais no natal.

Como resultado, a confederação nacional dos dirigentes e lojistas (CNDL), divulgou  uma nova pesquisa. Estipula-se 59,2 mil vagas de trabalho nas modalidades de comércio e serviços. 8 mil vagas a mais que no mesmo período em 2017

Crédito consignado e empréstimos.


O outro lado da moeda.

De acordo com a Confederação Nacional  de Dirigentes e Lojistas e SPC Brasil, vale a observação.

A taxa de consumidores inadimplentes cresceu 6,03%. Em comparação ao mesmo mês do ano passado trata-te de um crescimento expressivo.

Rafaela Paulino do site CNDL.org, alerta que crediário e cartão de credito são os principais vilões da inadimplência no país. 

Tenha cautela

O Natal e Réveillon juntamente com essas estatísticas proporcionam um  cenário preocupante para alguns, afinal, Dezembro é o mês das compras.

Como podemos observar, seria excelente se todos pudessem vivenciar esta época do ano fora do vermelho e os vendedores pudessem explorar seus clientes sem serem protagonistas das dividas dos mesmos.

É bom ficar atento.

O mercado funciona assim, uns são mais equilibrados e outros necessitam de auxilio financeiro para aproveitar melhor a data.

O empresário necessita de clientes com poder de compra. Os clientes necessitam de promoções, variedade e oportunidade. 

O programa de proteção e defesa do consumidor (PROCOM), alerta anualmente que, no período natalino os preços podem até dobrar de um estabelecimento para o outro.

Ano novo, contas novas?

No meio dessa movimentação intermedeiam-se as empresas de empréstimo. No mercado atual, por exemplo, é oferecido excelentes oportunidades para quem deseja investir, comprar ou simplesmente quitar as dívidas. 

São diversas as modalidades e planos existentes, ambas variam de acordo com a idade e profissão, por exemplo.

No mundo perfeito os empréstimos seriam apenas para se obter capital de giro, investir num  novo negócio, construir, viajar…  No entanto sabe-se que as dívidas surgem entre acertos e erros comuns.

Com o Natal chegando os economistas recomendam priorizar o que é mais importante, levando em conta o ano seguinte.  Para os empresários, as promoções, descontos e  formas de pagamento podem atrair esse público menos ocioso com baixa margem para compras.

Claro, o mercado anseia que todos iniciem o ano seguinte com o pé direito. Que os empréstimos sejam adquiridos de forma planejada, que as compras sejam efetuadas de forma consciente e que as vendas possam ser de fato um sucesso.  


Referências: 

Procon:
http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp

Sebrae:
http://www.sebraemercados.com.br/

CNDL:
http://www.cndl.org.br

EXAME:
https://exame.abril.com.br/



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *