ALCIF CAST – INSS AMPLIA BLOQUEIO DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO A SEGURADOS; VEJA REGRAS – 20/06 até 24/06/2022

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ampliou a abrangência das regras que limitam a contratação de crédito consignado para novos aposentados e pensionistas. Desde a última quinta-feira (23), beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) estão incluídos na mesma medida.

ALCIF NEWS – Resumo Semanal – De 20/06 até 24/06/2022

DESTAQUE DA SEMANA

INSS AMPLIA BLOQUEIO DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO A SEGURADOS; VEJA REGRAS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ampliou a abrangência das regras que limitam a contratação de crédito consignado para novos aposentados e pensionistas. Desde a última quinta-feira (23), beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) estão incluídos na mesma medida.

Segundo as regras do INSS, os novos segurados com ganhos de um salário mínimo (R$ 1.212) só poderão fazer um empréstimo com desconto direto na folha de pagamento após 90 dias da concessão do benefício. A regulação da medida consta na instrução normativa 134, que foi publicada na edição do dia 23 de junho, no Diário Oficial da União. Para o INSS, a nova norma busca proteger os usuários contra fraudes e endividamentos.

Outro bloqueio imposto pela normativa é em relação às ofertas de consignado feita por bancos e instituições financeiras. Estas instituições só poderão oferecer empréstimo aos segurados que tenham mais de 180 dias de benefício concedido.

“Fica expressamente vedado às instituições qualquer atividade de marketing ativo, oferta comercial, proposta, publicidade direcionada a beneficiário específico ou qualquer tipo de atividade tendente a convencer o beneficiário do INSS a celebrar contratos de crédito consignado, com pagamento mediante consignação em benefício, antes do decurso de 180 (cento e oitenta) dias, [a partir da data da concessão do benefício previdenciário]”, diz trecho da normativa.

Fonte: InfoMoney

MINUTO DO CONSIGNADO

MERCANTIL – NOVAS CONDIÇÕES NO FGTS

A partir de hoje é oficial as novas condições no FGTS:

  • Mínimo de R$150;
  • Melhor Comissão do mercado;
  • Antecipe até 10 parcelas;

Comunique os seus parceiros sobre as novas oportunidades!

Venda Mais!

OLÉ – AUMENTO DE SALÁRIO PARA A PREFEITURA DE SALVADOR

Excelente notícia! O Olé está com condições especiais para você! Turbine as ainda mais as suas vendas com o aumento de salário da Prefeitura de Salvador.

Tudo 100% digital, consulte seu gerente comercial e saiba mais!

DAYCOVAL – REGRAS DE ESTORNO DAS COMISSÕES DE CARTÃO

Lembrete importante! Prezando pela sua transparência e qualidade das operações é importante relembrar as regras de estorno das comissões de cartão.

Venda e Ativação

Cartões cancelados até o mês seguinte ao da contratação.

Ex. Cartão vendido em fevereiro é monitorado até o final de março.

Pré-saque e Saque Complementar

Devolução da TED, contestação do cliente ou quitação realizada em até 3 meses após o mês de contratação.

Ex. Saque de fevereiro é monitorado até o final de maio.

Dúvidas? Consulte o seu Gerente!

ÓTIMA SEMANA!

FRASE DA SEMANA:A riqueza é resultado dos seus hábitos diários.” – Jhon Jacob Astor (empresário norte-americano).

ALCIF CAST – JUSTIÇA DETERMINA QUE BANCOS MUDEM REGRAS DE CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO PARA APOSENTADOS – 13/06 até 17/06/2022

A Justiça Federal determinou que os bancos mudem as regras de concessão de empréstimo consignado para aposentados. A medida é para dificultar a ação de golpistas. Com a decisão da Justiça Federal, todos as aposentadorias ficarão com os pedidos de empréstimo consignado bloqueados. Se o beneficiário realmente quiser pegar o dinheiro emprestado, ele terá que solicitar o desbloqueio pessoalmente, por telefone ou usando o aplicativo.

ALCIF NEWS – Resumo Semanal – De 13/06 até 17/06/2022

DESTAQUE DA SEMANA

JUSTIÇA DETERMINA QUE BANCOS MUDEM REGRAS DE CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO PARA APOSENTADOS

A Justiça Federal determinou que os bancos mudem as regras de concessão de empréstimo consignado para aposentados. A medida é para dificultar a ação de golpistas.

Com a decisão da Justiça Federal, todos as aposentadorias ficarão com os pedidos de empréstimo consignado bloqueados. Se o beneficiário realmente quiser pegar o dinheiro emprestado, ele terá que solicitar o desbloqueio pessoalmente, por telefone ou usando o aplicativo.

“O INSS terá obrigação de fazer o mecanismo preventivo para não ocorrerem mais as fraudes, ou seja, o idoso não terá inúmeros empréstimos sem a sua solicitação”, explica a presidente do comitê técnico do Instituto Defesa Coletiva, Lílian Salgado.

O INSS declarou que não comenta decisões judiciais e tem 90 dias para fazer a alteração no sistema, mas a decisão ainda cabe recurso. Em nota, a Febraban, entidade que representa as instituições financeiras, disse que ainda não foi notificada da decisão e que não vai permitir que más condutas prejudiquem a imagem de todo o setor.

Fonte: Globo.com

MINUTO DO CONSIGNADO

AUXÍLIO BRASIL – NOVIDADE DO CONSIGNADO

A expectativa de liberação do crédito consignado para o Auxílio Brasil segue em alta no mercado. Estima-se que serão disponibilizados mais de 18 bilhões em crédito!

A previsão do início da operação está para 13 de julho. Nos acompanhe para maiores novidades ainda neste mês de junho, e prepare-se para o grande momento!

BANCO ITAÚ – FIM DO UPLOD DA CCB PARA CONTRATOS DE FGTS

Temos uma ótima notícia para você! A partir de agora, você não precisará fazer o upload da CCB no painel do ICDigital para iniciar a formalização dos contratos do FGTS! É isso mesmo! Após a digitação no IB Consig, as propostas serão integradas automaticamente.

Aproveite mais essa facilidade, e também as novas condições comerciais deste produto e incremente sua produção do FGTS.

Boas vendas!

BANCO PAN – AUTORIZAÇÃO DA IN100 COM APENAS UM CLIQUE

Se liga nessa dica! Antes de começar a digitação da proposta é possível fazer a autorização da consulta de dados dos beneficiários via SMS. Assim, seu cliente não precisa sair de casa e você tem vários benefícios na palma da mão!

  • Valor da margem consignável online;
  • Assertividade nos dados cadastrais do cliente;
  • Antecipação das validações de regras de negócios;
  • Alertas de oportunidades de novos negócios;
  • Possibilidade de averbação das propostas.

Aproveite!

BANCO DAYCOVAL – NOVAS REGRAS DA PORTABILIDADE DO INSS

Atenção as novidades!

  • Taxa Portabilidade a partir de 1,33%;
  • Unificação de vários bancos;
  • Apenas 1 aceite digital para mais de uma operação inclusa na simulação;
  • Esteira unificada: a solicitação é cadastrada na CIP durante o processo de análise da operação;
  • Permite a alteração da tabela e parcela de acordo com o saldo retornado;
  • Consulta IN100 obrigatória;
  • Portabilidade com 0 parcelas pagas.

Bom trabalho e ótima semana!

FRASE DA SEMANA:O fracasso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência”. – Henry Ford (empresário norte-americano).

ALCIF CAST – O CORRESPONDENTE BANCÁRIO SERÁ A AGÊNCIA DO FUTURO – 30/05 até 03/06/2022

Com o avanço da digitalização no sistema financeiro, as instituições financeiras começaram a fechar as agências bancárias pelo país, o que gerou muita reclamação entre os consumidores, que ainda optam pelo atendimento presencial. E esse movimento por parte dos bancos é crescente. No ano passado, o Banco Central divulgou que 43,4% (2.427) das cidades brasileiras não possuem agências bancárias. Nesse cenário, os correspondentes tornam-se fundamentais para atender à demanda.

ALCIF NEWS – Resumo Semanal – De 30/05 até 03/06/2022

DESTAQUE DA SEMANA

O CORRESPONDENTE BANCÁRIO SERÁ A AGÊNCIA DO FUTURO

Com o avanço da digitalização no sistema financeiro, as instituições financeiras começaram a fechar as agências bancárias pelo país, o que gerou muita reclamação entre os consumidores, que ainda optam pelo atendimento presencial.

E esse movimento por parte dos bancos é crescente. No ano passado, o Banco Central divulgou que 43,4% (2.427) das cidades brasileiras não possuem agências bancárias. Nesse cenário, os correspondentes tornam-se fundamentais para atender à demanda. Por mais que tenha diminuído a necessidade de ir até o banco, muitos clientes ainda precisam de atendimento presencial, principalmente as pessoas que não têm acesso à internet ou não é adepta às novas tecnologias, como o Pix.

Os correspondentes bancários estão presentes em 5.570 cidades segundo levantamento feito pelo Banco Central, o que representa ao menos um correspondente por município brasileiro. Com o fechamento das agências, muitos consumidores tiveram que recorrer ao correspondente para não ficar sem atendimento. Por isso, são considerados a “agência do futuro”.

FONTE: ANEPS

MINUTO DO CONSIGNADO

9º CONVENÇÃO – CONEXÃO ALCIF MAIS

Nesta semana acontece a 9ª Convenção – Conexão Alcif Mais, que será marcada por grandes momentos e oportunidades de aprendizados. Nos dias de Workshops, trataremos de assuntos pertinentes a nossa categoria, com a presença do nosso time comercial, palestrante e bancos parceiros. Será uma grande ocasião! Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro do evento. Siga @alcifmais e tenha mais novidades da Alcif Mais na palma da mão!

C6 CONSIG: LGPD – ATUALIZAÇÃO OBRIGATÓRIA

A partir do dia 30 de junho os usuários já cadastrados que não tenham a certificação adequada de LGPD serão bloqueados no sistema C6 Consig.

ATENÇÃO! O certificado obrigatório de LGPD é diferente do certificado de PLD/FT — este último não é válido para evitar seu bloqueio no sistema.

Novos usuários cadastrados no C6 Consig precisam ter certificação com conteúdo de LGPD desde fevereiro de 2022.

Bom trabalho!

ITAÚ: SUSPENSÃO CONVÊNIO DE MINAS GERAIS

Fique atento! O Itaú informa que, a partir de hoje (06), estará suspenso o convênio do Governo de Minas Gerais – SEPLAG e autarquias. Confira os convênios suspensos:

  • Governo de Minas Gerais;
  • Polícia Militar de Minas Gerais;
  • Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais;
  • Defensoria Pública de Minas Gerais;
  • Instituto de Previdência Servidores Militares de Minas Gerais;
  • Instituto de Previdência Servidores Estaduais de Minas Gerais.

Importante: as propostas digitadas antes do dia 06/06 serão consideradas.

Em caso de dúvidas, fale com o seu Gerente Comercial!

FRASE DA SEMANA: “Acredito que existem apenas três pilares para o sucesso: saber o seu porquê, estabelecer metas e educar-se sobre como executá-las.”

Daymond John – Fundador da FUBU

ALCIF CAST – ESTIMATIVA PARA EXPANSÃO DO CRÉDITO EM 2022 CHEGA A 9,7%, MANTENDO TENDÊNCIA DE ALTA, APONTA FEBRABAN – 23/05 até 27/05/2022

A melhora dos números correntes sobre a atividade econômica, acima do que o esperado pelos mercados, fez com que a estimativa para o saldo da carteira total de crédito em 2022 subisse para 9,7%, revela a última edição da Pesquisa FEBRABAN de Economia Bancária e Expectativas.

ALCIF NEWS – Resumo Semanal – De 23/05 até 27/05/2022

DESTAQUE DA SEMANA

ESTIMATIVA PARA EXPANSÃO DO CRÉDITO EM 2022 CHEGA A 9,7%, MANTENDO TENDÊNCIA DE ALTA, APONTA FEBRABAN

A melhora dos números correntes sobre a atividade econômica, acima do que o esperado pelos mercados, fez com que a estimativa para o saldo da carteira total de crédito em 2022 subisse para 9,7%, revela a última edição da Pesquisa FEBRABAN de Economia Bancária e Expectativas.

O número representa um salto de 1,4 ponto percentual em relação ao levantamento anterior, de março, quando se esperava um incremento de 8,3% este ano. A nova projeção ultrapassa a atual estimativa apresentada pelo Banco Central no último Relatório de Inflação, de 8,9%.

A Pesquisa FEBRABAN é feita a cada 45 dias, logo após a divulgação da Ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

FONTE: FEBRABAN

MINUTO DO CONSIGNADO

ITAÚ: SELFIE NA FORMALIZAÇÃO DIGITAL

O Itaú preparou algumas dicas de como orientar os clientes na hora da selfie e garantir que a foto tenha o padrão necessário. Antes do passo a passo, é preciso lembrar ao cliente que a formalização deve ser realizada por ele próprio, com o celular.

1 – O cliente deve estar sozinho e procurar um local com boa iluminação, com fundo claro, de preferência, uma parede branca.

2 – Ele precisa retirar acessórios, como óculos, e não deve sorrir.

3 – O rosto deve estar livre, sem o cabelo interferindo.

4 – Reforce que é necessário somente o rosto nesta foto, portanto, o corpo não deve aparecer.

Instrua-o a seguir essas orientações, pois, se a foto não estiver no padrão será necessário refazer o kit digital.

C6 BANK: CHEGOU O DIGITAL WEB DO C6 CONSIG

  • Link de assinatura para enviar por SMS, e-mail ou WhatsApp;
  • Jornada completa de assinatura em um único link;
  • Disponível para qualquer celular com câmera;
  • Link único de assinatura das propostas de todos os convênios e tipos de operação (do mesmo digitador);
  • Envio de documento pelo cliente ou pelo parceiro;
  • Validação em poucos segundos;
  • Mais segurança.

Aproveite esta novidade e bom trabalho!

BRADESCO: GOVERNO DE MINAS GERAIS

A digitação no prazo de 120 meses no Governo de Minas Gerais e Autarquias foi liberada na última sexta (27). Em breve mais novidades… Bons negócios!

DAYCOVAL: REFIN DA PORTABILIDADE

Agora é possível digitar Refin da Port após a integração do saldo da Portabilidade.

MAS ATENÇÃO! Confira as vantagens da digitação da Portabilidade + Refin da Portabilidade na mesma simulação.

Boas Vendas!

FRASE DA SEMANA: Confie na espera. Abrace a incerteza. Aprecie a beleza de se tornar. Quando nada é certo, tudo é possível.”Mandy Hale (escritora).

ALCIF CAST – INSS USARÁ ROBÔS NA ANÁLISE DE RECURSOS ADMINISTRATIVOS DOS SEGURADOS – 16/05 até 20/05/2022

Em portaria publicada na última segunda-feira (16), o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) alterou a gestão dos recursos administrativos de segurados que têm pedidos de concessão de benefícios negados. Agora, para melhorar a instrução processual dos recursos, um robô será utilizado pelo órgão. A mudança estipulada pela portaria 4.413 visa agilizar o trâmite administrativo para a análise dos recursos.

ALCIF NEWS – Resumo Semanal – De 16/05 até 20/05/2022

DESTAQUE DA SEMANA

INSS USARÁ ROBÔS NA ANÁLISE DE RECURSOS ADMINISTRATIVOS DOS SEGURADOS

Em portaria publicada na última segunda-feira (16), o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) alterou a gestão dos recursos administrativos de segurados que têm pedidos de concessão de benefícios negados. Agora, para melhorar a instrução processual dos recursos, um robô será utilizado pelo órgão. A mudança estipulada pela portaria 4.413 visa agilizar o trâmite administrativo para a análise dos recursos.

A ideia é que o Conselho de Recursos da Previdência Social dirija instrução processual dos recursos administrativos, por meio de um robô. No momento, foi instituído um grupo de trabalho e o desenvolvimento do sistema com o objetivo de automatizar o processo. Ainda não há previsão para a implementação do novo sistema.

Fonte: Jornal Extra

MINUTO DO CONSIGNADO

SAFRA – BENEFICIÁRIOS COM REPRESENTANTE LEGAL

O Safra reforça que, seguindo as regras e políticas internas, não realiza operações de empréstimo consignado para beneficiários do INSS que possuem Representante Legal. Destaca também que esta informação está disponível na página 17 do Roteiro Operacional do INSS, disponível no drive de Roteiros Operacionais do Apoio Corban.

DAYCOVAL – CUIDADOS NO CADASTRAMENTO DE CONTAS CORRENTES DOS CLIENTES

O Banco Daycoval informa sobre alguns cuidados para a liberação dos créditos dos empréstimos ou cartão consignado. Visando um melhor e mais rápido pagamento aos clientes (LOAS), e também as devoluções de PIX/TEDs nas liberações dos empréstimos, é importante se atentar nos principais pontos no ato da digitação das propostas:

Propostas de INSS em que o cliente possui um limite para recebimento de crédito na sua conta corrente (exemplo: conta com movimentação até no máximo R$ 1.000,00 por dia), solicitar para que ele entre em contato com o gerente do seu banco e solicite o aumento do limite da conta para recebimento de crédito, pois, do contrário o crédito (liberação) do empréstimo não poderá ser creditado, causando reclamações do cliente e podendo a operação ser estornada e em consequência também estornado a comissão paga.

Propostas de servidores do setor Público e INSS em que as contas correntes possuem dígitos “X” ou “P”, trocar para “O (ZERO)” quando for cadastrar os dados bancários do cliente no sistema da Daycoval.

C6 BANK – 5 PASSOS PARA GARANTIR A LEGIBILIDADE DE DOCUMENTOS

Para facilitar o seu dia a dia, o C6 Bank preparou um passo a passo para ajudar você a melhorar a qualidade das imagens de todas as suas propostas. Assim você evita pendências de proposta por problema de qualidade dos documentos.

Enquadre o documento: Centralize sempre o documento e use uma superfície plana para apoiá-lo.

Cheque a iluminação: Ambientes com pouca iluminação e/ou luzes artificiais podem prejudicar a qualidade da imagem.

Certifique-se de que os dados estão legíveis: Garanta que todas as informações estejam fáceis de identificar e ler.

Garanta todas as informações na foto: Não deixe de conferir se todos os dados do documento estão dentro do enquadramento escolhido, não corte nada.

Dê preferência para as vias originais e coloridas: Essas versões facilitam a leitura das informações.

BOM TRABALHO E ÓTIMA SEMANA!

FRASE DA SEMANA:Um homem de bom senso saberá criar as melhores

oportunidades.” – Francis Bacon.