Saiba os primeiros passos para abrir um negócio.

Pessoa olhando produtos na internet através do tablet.

De acordo com o SEBRAE, o segredo para abrir um negócio promissor é o planejamento empresarial a curto, médio e longo prazo.

Quantas pessoas você conhece que sonham em abrir o seu próprio negócio e ser seu próprio patrão? Mas antes de sair arriscando por aí é necessário ter calma. Faça uma pesquisa sobre o conceito e analise o mercado na sua região, cidade ou bairro. Os futuros empreendedores podem fazer isso simplesmente visitando as empresas de seus concorrentes como um cliente.

Diversos vlog’s que incentivam o empreendedorismo acreditam que antes de abrir uma empresa ou negócio é necessário experimentar o serviço/produto concorrente.

Exemplo: No caso de um serviço Delivery que entrega hambúrgueres, experimente comprar aquele produto e analisar os seguintes pontos; Tempo de entrega, embalagens, atendimento, redes sociais, entre outros. É a partir daí que o empreendedor poderá ter uma noção inicial de investimento mínimo que necessitará para concorrer neste seguimento.

Vale também se informar sobre o Mercado no período em que o futuro empreendedor pretende abrir o seu negócio. Para não haver nenhuma desilusão inicial o mesmo deverá conferir os setores e seguimentos que estão em alta ou em crescimento naquele período.

Sendo assim, os principais pontos que o site da SEBRAE fornece são esses:

  • Para avaliar a viabilidade da sua nova empresa, faça um plano de negócio.
  • Faça planejamento para ter visão, metas, objetivos e análise do mercado interno e externo.
  • Estude finanças empresariais, assim você saberá entender a saúde financeira da empresa.
  • Descubra formas de promover o marketing e transformar isso em vendas.

Valorize seu dinheiro!

Agora que já analisou o mercado, possui o seu plano de negócios em mãos, analisou a concorrência, conhece o seu público e estudou o necessário para administrar as finanças de sua empresa, você está quase lá.

Antes de mais nada é importante ressaltar. Ao abrir um novo negócio é comum um stress inicial e oscilações de desempenho financeiro. Errar faz parte para ajustar o seu serviço e produto ao mercado local, no entanto tome cuidado. Muitos empreendedores se desesperam no primeiro passo, mas de acordo com os especialistas é comum.

A revista Exame em uma reportagem sobre o tema, destaca:

“Todo empreendedor comete erros no início. Quando investe muito dinheiro, o erro é mais caro, mas se consegue montar o negócio com o menor capital possível, o erro sai mais barato”.

Renam Damasceno, sócio da consultoria 4blue, especializada em pequenas empresas.
Alcif Mais, Itabuna.

O seu negócio precisa conhecer o “lean startup”.

Um outro método para iniciar o seu negócio pode lhe cair como uma luva. O Lean Startup ou “startup enxuta”, é um termo famoso no mundo do empreendedorismo e seus entusiastas.

Esse método criado pelo americano Eric Ries, serve como uma válvula de escape do plano de negócios tradicional pois ele funciona totalmente na prática e com um baixo investimento.

Resumidamente o ”lean startup” nada mais é que “testar” o seu negócio ou produto antes de abri-lo oficialmente. Existem diversas formas de se executar essa ideia e vai da engenhosidade de cada um.

Em casos de negócios que envolvam produtos alimentícios, o empreendedor pode vende-lo através de Delivery antes de abrir um ponto fixo, por exemplo. Neste caso o investidor já economiza em aluguel, funcionários e equipamentos, além de conseguir testar a qualidade do seu produto e ir aperfeiçoando.

Você está pronto para um empréstimo!

Busque a modalidade mais segura para e estude a empresa que será responsável pela seu dinheiro. São elas os investidores-anjos, sócios, financiamento coletivo, bancos e financeiras privadas.

O desafio para todo empreendedor é conquistar o ”capital inicial” necessário para dar o primeiro passo. Geralmente o maior obstáculo que se encontra é a famosa “garantia” de empréstimo. Essas garantias são avaliadas de acordo com seus bens, emprego, histórico financeiro e assim por diante.

Empréstimo para investir vale apena? Sim, vale! Desde que você saiba o que está fazendo, claro. É necessário estar atento aos juros, taxas e cientes dos riscos, afinal, se empreender fosse moleza, todo mundo abriria seu negócio do dia pra noite e seria seu próprio patrão.

Lembre-se, qualquer investimento possui um risco!

Referências:

https://blog.sebrae-sc.com.br/como-conseguir-capital-para-abrir-uma-empresa/

https://exame.abril.com.br/pme/vale-a-pena-pegar-emprestimo-para-comecar-um-negocio/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *