Entenda rapidamente o que é INSS e FGTS.

Prédio público do governo, com a placa escrita, PREVIDÊNCIA SOCIAL.

Se você ainda possui alguma dúvida, separamos as principais informações para lhe ajudar. Entenda de forma simples o objetiva o que é FGTS e INSS.

A sigla INSS significa Instituto Nacional do Seguro Social (órgão do Ministério da Previdência Social). Este órgão está ligado diretamente ao Governo e é responsável pelos pagamentos das aposentadorias e demais benefícios dos trabalhadores brasileiros.

Quem contribui pra Previdência? (INSS)

Todos os brasileiros, exceto os servidores públicos contribuem com o INSS ou Previdência Social. (Previdência é o seguro que garante uma aposentadoria ao contribuinte quando ele para de trabalhar).

Parte do montante que é repassado ao INSS é pago pelas empresas. O valor arrecadado com as contribuições é uma forma de seguro que garante a subsistência ao trabalhador. Por fim, o valor é repassado quando por algum motivo o mesmo está impossibilitado de realizar suas funções.


A arrecadação da previdência é destinada aos seguintes benefícios:

Aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial, auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade, auxílio acidente, pensão por morte, auxílio reclusão e reabilitação profissional. Outras formas de arrecadação e regime também podem ser instituídos pelas unidades federativas e municípios.

Normalmente a contribuição é obrigatória e deduzida diretamente do salário dos trabalhadores. Para solicitar algum benefício o cidadão pode agendar o atendimento pelo portal da Previdência Social ou pelo telefone 135.

O INSS é uma contribuição para você se aposentar e ter acesso às pensões da previdência social. O FGTS, por sua vez, é uma reserva para ocasiões emergenciais.

O que é FGTS?

Cidadão segurando a carteira de trabalho.
Carteira de Trabalho e Previdência Social

Em vez de ser uma contribuição para obter uma renda no futuro, o FGTS foi criado para proteger os empregados com carteira assinada que são demitidos sem justa causa. Na prática, ele funciona como uma espécie de Poupança “forçada”. Além do caso de demissão, esse dinheiro só pode ser acessado em situações específicas — doenças, falecimento, etc.

Por que existe o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais. Os valores pertencem aos empregados que, no entanto, só em determinadas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes. Enfim, nem tudo são flores.

Muitos ainda discutem questões das vantagens e desvantagens do FGTS.

Alguns estudiosos alegam que o FGTS vai contra a liberdade do cidadão de realizar o que bem entender com o seu dinheiro. Seria o próprio cidadão neste que deveria organizar sua poupança, entretanto os que são a favor do FGTS, acreditam que é papel do Estado garantir a ele um futuro seguro.

Mas ainda existe uma outra classe, essa acredita que o brasileiro, antes de mais nada, deveria investir em educação financeira ainda na escola. Desta forma, assim como acontece em muitos países desenvolvidos, seria possíveis que tais decisões entre retirar ou não esses recursos sejam discutidas.

Links Pesquisados:

https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/

http://www.fgts.gov.br/Pages/sou-trabalhador/o-que.aspx

https://artigos.toroinvestimentos.com.br/inss-o-que-e-instituto-nacional-seguro-social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *