Dicas para melhorar a produtividade da equipe através do ambiente de trabalho.

Organização e produtividade no trabalho.

As características de um ambiente de trabalho pesado, que contribui para uma equipe pouco disposta a buscar os melhores resultados para a sua empresa são, as fofocas, o stress e o descontentamento.

“Passamos as melhores horas do dia e os melhores anos da nossa vida no trabalho”, enfatiza Maria Cecília Coutinho, professora do departamento de Mercadologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O clima desagradável compromete o rendimento dos funcionários e consequentemente afeta a empresa.

De acordo com os dados pesquisados, os principais tópicos para serem explorados e aprimorados na empresa são: Ergonomia, relações interpessoais e organização.

1- Ergonomia no ambiente de trabalho.

Lembre-se que um problema de saúde causado pela falta de ergonomia no ambiente de trabalho pode fazer com que o funcionário precise se ausentar, em alguns casos, até licença médica.

Equipe desfalcada resulta em perda de produtividade na empresa.

Um ambiente bem iluminado e cadeiras adequadas são pontos cruciais para o bem estar do colaborador.

2 – Relações interpessoais na equipe.

Uma empresa que trabalha com finanças depende da interação entre os colaboradores. Essa interação é essencial para realizar fechamentos, estimular novas ideias, alcançar metas e conquistar resultados cada vez melhores.

Logo, uma equipe bem entrosada estimula a produtividade de todos. Mas lembre-se. Se um colaborador estiver desmotivado, ele pode interferir negativamente no rendimento de todo o escritório. Evite que isso aconteça e invista em atividades e atitudes que estimulem essas interações.

3 – Organização da equipe favorece diretamente na produtividade.

Imagine trabalhar em um local onde os colaboradores precisam usar 1/3 do tempo procurando itens básicos que deveriam estar sempre à mão para realizarem suas atividades com agilidade.

Imagine o desgaste de ter que passar tanto tempo procurando documentos importantes que estão fora do lugar.

Já vivenciou esse momento alguma vez?

Essa rotina pode tornar-se uma loucura, atribuindo atrasos na realização das tarefas e, até mesmo, provocando mau-humor na equipe.

Manter um ambiente de trabalho organizado e limpo é indispensável para assegurar a satisfação da equipe.

Estimule a equipe.

Um grande erro dos donos de pequenas e médias empresas persistem em confundir o lado autoritário com liderança.

Há empresários que pensam erroneamente e estipulam metas impossíveis de serem alcançadas, porém, a estratégia pode gerar sentimento de frustração, incompetência e provocar esgotamento. 

O exemplo exercido pelo líder de cada setor é fundamental para as aplicações das ideias. A melhor forma de cobrar dos demais colaboradores é demonstrando-as através das atitudes. A transparência é fundamental!

Fontes:

https://exame.abril.com.br/pme/como-melhorar-o-clima-de-trabalho-na-sua-empresa/

https://www.jornalcontabil.com.br/a-influencia-do-ambiente-de-trabalho-na-produtividade-dos-colaboradores/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *